Recipiente cerimonial (hsun-ok)

Myanmar, séc. XX


Recipiente cerimonial (hsun-ok)

Em Myanmar, recipientes de laca são usados para carregar alimentos de oferenda em monastérios budistas. Quais alimentos você imagina que sejam incluídos nesses recipientes cerimoniais?

Perceba a diversidade de formatos dos recipientes: alguns possuem tampa escalonada, lembrando uma estrutura de pagode (templo e monumento budista), e outros possuem formato de animal, como uma coruja. A maioria deles possui uma característica em comum: o uso do ouro em alguns detalhes. Myanmar é conhecida como “A Terra Dourada” justamente pelo douramento de diversos elementos da vida cotidiana: recipientes, esculturas e até templos e pagodes inteiros.

Já a laca, usada na produção desses itens, é produto da resina de uma árvore birmanesa. A base dos recipientes é feita com fibras de bambu e só então é coberta com camadas de laca. Esse processo pode levar meses para ser finalizado, dependendo da complexidade de desenhos e da quantidade de cores. Você imagina qual é a importância das formas e das cores na função desses recipientes?

O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.

Ver programa

Conteúdo Relacionado

Consulte a seção de

Perguntas frequentes sobre o Educativo

Visite o MON.

Planeje sua visita

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.